O que é um disco NVMe e como ele funciona?

O que é NVMe?

Sigla para Non-Volatile Memory Express, que significa Memória Expressa Não Volátil em inglês. A memória não volátil é, simplesmente, o tipo de memória que não se apaga após o computador se desligar. Ou seja, é uma tecnologia referente a um disco de armazenamento.

Uma confusão comum, no entanto, é achar que o NVMe é um padrão físico de SSD. Ou seja, acreditar que um SSD NVMe parece diferente de um SSD SATA ou PCI Express é um engano bem comum. Na verdade, a tecnologia de NVMe se refere ao software instalado no SSD, não à forma como ele foi construído.

Como funciona o NVMe?

Agora que já sabemos que o NVMe não tem nada a ver com a construção do SSD ou o conector que ele usa, como funciona um SSD NVMe?

A tecnologia não foi feita para aumentar a performance do SSD. Ou seja, ele não aumenta a velocidade do disco em si. Na verdade, o que torna o SSD com essa tecnologia mais rápido é que o NVMe otimiza o caminho que o computador leva entre o seu comando e o acesso ou escrita do arquivo.

É como se o SSD fosse o seu carro e o NVMe uma estrada pavimentada recentemente. Ou seja, você pode correr no máximo da velocidade porque a pista não oferecerá nenhuma resistência. Tecnologias mais antigas como o AHCI, usado nos HDs, seriam uma estrada de barro, que não permitiria seu carro correr o máximo que ele pode.

 

Fonte: Zoom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.